terça-feira, 24 de novembro de 2009

3º CR/XCO QVG Bike Team (Barreiro)

Realizou-se no Domingo, 22 de Novembro, a terceira edição do Contra-Relógio/XCO organizado pelo grupo QVG Bike Team do Barreiro. O contra-relógio estava reservado aos atletas mais novos incluídos nas categorias de Escolinhas, Infantis e Iniciados. A prova de XCO estava reservada para os atletas dos escalões Cadetes, Juniores, Sub-23, Elites, Veteranos A e Veteranos B.

A prova de contra-relógio desenvolveu-se num percurso de aproximadamente 500 metros, onde os atletas do escalão Escolinhas tiveram de percorrer duas voltas, três voltas para o escalão de Infantis e quatro voltas para o escalão de Iniciados.

Classificações do contra-relógio:

Escolinhas Femininos:
1º - Ana Cruz - QVG Bike Team - 6m27s
2º - Ana Torres - QVG Bike Team - 7m18s

Escolinhas Masculinos:
1º - Bernardo Safaneta - VBBikes - 4m46s
2º - Rafael Oliveira - Individual - 6m35s
3º - Carlos Rodrigues - QVG Bike Team - 9m48s

Infantis Femininos:
1º - Joana Correia - VBBikes - 6m06s
2º - Ana Rodrigues - QVG Bike Team - 9m56s

Infantis Masculinos:
1º - César Sequeira - Individual - 6m07s
2º - Fábio Teixeira - Individual - 8m05s
3º - José Rosado - QVG Bike Team - 8m07s

Iniciados Femininos:
Não houve concorrentes

Iniciados Masculinos:
1º - Diogo Falcato - CNAlvito - 7m39s
2º - Hugo Palhais - CNAlvito - 7m54s
3º - José Moço - CNAlvito - 8m00s


A prova de XCO decorreu num percurso muito interessante tanto técnica com fisicamente, onde tinha de tudo um pouco. Uma extensa recta logo a seguir à linha de partida, para que não houvesse grandes confusões entre os atletas, singles com um grau técnico já considerável, subidas com inclinações respeitosas, muita lama, alguma areia, ou seja, tudo ingredientes para um excelente circuito de XCO.

Comecei a prova um pouco apreensivo pois não tive tempo de fazer um reconhecimento do percurso, pelo que a primeira volta foi de aprendizagem. Na primeira volta tive o primeiro percalço, na zona mais enlameada, a escolha da trajectória não foi a melhor e a roda de trás derrapou-me pelo que fiquei deitado a ver o pessoal a passar. Foi tempo de levantar-me e tentar recuperar posições. Eis que chego à subida mais complicada do circuito, subida esta em que não compensava muito fazê-la toda montado, pois o desgaste fisíco era bem superior do que fazê-la a pé já que apresentava uma curva a 180º com o piso muito solto. Passada esta parte voltavam novamente os singles, este com um pinheiros ou eucalipto (não reparei bem que árvore era) de mãos dadas com o single, como que a querer um abraço de alguem menos afoito. Seguiu-se um pouco de alcatrão que largava-se uns metros mais adiante para a zona que para mim era mais cansativa. Uma subida com um terreno incrivelmente pesado, onde mais uma vez a medida 2,25 dos meus pneus não é de todo a mais indicada. Passada esta zona, era novamente altura de diversão, com um single em que a entrada para o mesmo era feita em grande velocidade e que depois tinha uma sucessão de curvas que se faziam sempre em grande velocidade. Entrava-mos seguidamente na parte de recuperação, onde seguia-mos por um estradão a descer que permitia recuperar um pouco o fôlego. Findo o estradão era altura de virar à direita (nesta curva cometi o mesmo erro por duas vezes, que foi entrar com excesso de confiança e a roda da frente resvalar, tendo na primeira vez perdido muito tempo, pois seguia com uma transmissão algo pesada) e entrar num single a subir com algumas mudanças de direcção mais apertadas. Passado a zona deste single entravasse numa zona de grande velocidade novamente, com uma sucessão de curvas e contra-curvas apertadas que culminava com uma descida curta mas inclinada e cheia de regos de água. Daqui era subir até à zona de meta.

No geral, posso dizer que a minha participação foi bastante positiva, tendo terminado em 2º lugar dos escalão Elites e mesma posição na geral.


Classificações do XCO (só compareceram atletas masculinos. As meninas desta vez ficaram em casa):

Cadetes (3 voltas):
1º - Ricardo Laia - A.C.Fidalbike - 0h53m41s
2º - Tomás Araújo - Individual - 0h58m20s

Júniores (4 voltas):
1º - Fábio Torres - QVG Bike Team - 0h56m37s
2º - Fábio Abreu - Individual - 1h02m23s
3º - Tiago Bernardo - Individual - 1h35m17s

Sub-23 (5 voltas):
1º - João Rosa - G.D. Volta da Pedra - 1h18m20s
2º - Ricardo Reis - QVG Bike Team - 1h20m38s
3º - Tiago Correia - VBBikes - 1h23m28s

Elites (5 voltas):
1º - Marco Meira - VBBikes - 1h13m32s
2º - Paulo Santos - Projecto MPM - 1h16m10s
3º - Pedro Correia - CicloPinhal - 1h17m41s


Veteranos A (4 voltas):
1º - António Valadas - VBBikes - 0h56m12s
2º - José Castelo - QVG Bike Team - 0h57m30s
3º - Nuno Patrício - CNAlvito - 0h57m37s

Veteranos B (3 voltas):
1º - Miguel Mestre - Superbikes - 0h45m38s
2º - António Sequeira - Rodas de São Mamede - 0h48m53s
3º - Joaquim Patrício - CNAlvito - 0h56m37s

Sem comentários: