domingo, 9 de maio de 2010

V Maratona Internacional Idanha-A-Nova - Zarza La Mayor

Realizou-se no passado fim-de-semana a 5ª edição da Maratona Internacional de Idanha-A-Nova - Zarza La Mayor.
Este ano, o Projecto MPM contou com os 4 membros inscritos, mas por impedimentos de última hora só dois estiveram presentes, sendo eles o Bruno e o Paulo.

Bruno

Paulo

Arrancámos para Idanha-A-Nova na tarde de Sexta, e quando chegámos a Idanha fomos levantar os dorsais e saber da localização do pavilhão Gimnodesportivo, local onde iríamos dormir. Localizado o pavilhão fomos à procura de um restaurante para jantar. Acabámos por ir ao restaurante "O Moinho" (recomendado pelo Carlos Magro, mentor desta maratona). Finalizado o jantar fomos para o pavilhão para preparar as bikes para o dia seguinte e para descansarmos.

O dia da maratona
O dia começou bem cedo. Por volta das 6h30 já não conseguia dormir, tal era a algazarra que os pardais faziam dentro do pavilhão. Às 7h já estava semi-equipado e a começar a preparar tudo para a maratona, tomar o pequeno almoço, e por volta das 8h30 estávamos a arrumar as nossas tralhas no carro e prontos para nos dirigirmos para a zona de partida.
Quando chegámos à zona de partida, esta já se encontrava bem preenchida. Ficamos praticamente no fim dos 1300 participantes. Avizinhava-se um parte inicial algo complicada, principalmente na descida em calçada, que nos levaria para fora de Idanha-A-Nova.


A Maratona
A partida deu-se pouco depois das 9h (hora prevista) e só cerca de 3 minutos depois é que passámos por baixo do arco de partida. As primeiras pedaladas foram dentro das ruelas de Idanha e que nos conduziram até à fabulosa calçada romana (as partes originais encontravam-se em muito bom estado de conservação). A descida foi feita no meio de uma massa compacta de Betetistas, uns a pé, outros montados a puxar pelas aptidões técnicas, mas sempre a um ritmo lento. Felizmente que a chuva ainda não tinha dado um ar da sua graça, caso contrário, provavelmente haveria algumas quedas.


Finalizada a calçada deu-se início à partida oficial, e é nessa altura que o S. Pedro se passou e começou a regar os participantes com uma chuva miudinha. O pessoal que ia prevenido, ia-se encostando à berma da estrada para vestir os corta-vento. Os que não os tinham, não tinham outro remédio senão resignarem-se a apanhar com a chuva no corpo e esperar que não durasse muito tempo. E assim foi, a primeira "rega" durou uns 10 minutos, o suficiente para ficar ensopado. Quando a roupa já estava praticamente seca, toma lá mais uma "rega" para refrescar as ideias. Foi assim, praticamente durante toda a maratona.
Quanto ao percurso, foi dos melhores que fiz até aos dias de hoje, com paisagens inebriantes e de cortar a respiração. O contraste entre o colorido dos campos e os cheiros que os vários tipos de mato exalavam, eram extremamente agradáveis. O longo single-track feito junto à margem portuguesa do Rio Erges foi um dos pontos altos de todo o percurso, alternando zonas cicláveis a exigir o melhor da técnica de cada participante com outras zonas em que era completamente impossível ir montado, mas que proporcionou momentos de boa descontracção e contemplação da paisagem. Do melhor que se pode encontrar.


A ida/regresso até Zarza La Mayor por alcatrão julgo que era desnecessária, mas se não fossemos lá, a maratona não se chamaria Internacional. Uma alternativa por fora de estrada era bem vinda e provavelmente bem mais agradável do que foram os quilómetros feitos em alcatrão.
A subida final para Idanha-A-Nova feita pela calçada que tínhamos descido inicialmente, mostrou-se algo dura, principalmente para quem estava mais desgastado fisicamente. Tanto eu como o Bruno conseguimos fazê-la sempre montados e sempre com um sorriso estúpido na cara, enquanto passávamos pelo pessoal que ia a pé ou montado mas com mais sofrimento.
Finalizada a subida eis que chegamos à zona de meta, 7h depois de termos iniciado esta maratona.


Fiquei muito satisfeito com esta maratona, pois ia com uma expectativa muito alto e foi superada. Posso dizer que fiquei cliente e que em 2011, só por um motivo de força maior é que não estarei presente.

Podem ver a totalidade das fotos aqui

1 comentário:

Quim Martins disse...

Idanha-a-Nova espera por vocês novamente, sairem de cá satisfeitos é o melhor prémio que qualquer organização anceia ter!
Abraço e até...2011